A Testosterona é um hormônio esteróide produzido, tanto nos homens quanto nas mulheres. Nos homens a testosterona é produzido pelos testículos após estímulo do LH, um hormônio é liberado por um glândula situada na base do cérebro, chamada de hipófise.

 

Nos indivíduos do sexo feminino, a testosterona é produzido pelos ovários, e, em pequena quantidade, em ambos os sexos também pelas glândulas supra-renais. A ação da testosterona é importante tanto nos homens quanto nas mulheres, apesar da mulher produzir 30 a 20 x menos quantidade em relação ao homem.

 

A deficiência de testosterona pode ter conseqüências sérias tanto físicas como mentais, prejudicando a saúde do indivíduo. Os sinais e sintomas variam dependendo da etapa da vida na qual a deficiência de testosterona ocorre.

 

A deficiência de testosterona em homens causam dificuldade de ereção, perda da libido, ondas de calor, nausea, palpitações, cansaço (fadiga), diminuição da flexibilidade, diminuição da massa óssea e perda muscular, fragilidade, distúrbio do sono, depressão, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração, memória ruim, perda do interesse e  diminuição do contato social.

 

A deficiência da testosterona em mulheres causa principalmente diminuição da libido,  diminuição do metabolismo de quebra de gorduras acumuladas, perda da massa muscular e diminuição da produção de feromônios que é liberado através da pele da mulher pelo estímulo da testosterona.

 

Em vídeo, abaixo, Dr. Rafael Higashi, médico, mestre em medicina, nutrólogo e neurologista da Clínica Higashi, desmistifica mitos em relação ao tratamento hormonal.

 

 

A suplementação com testosterona se faz necessária para reverter os sinais e sintomas que ocorrem com a sua deficiência, principalmente com o aumento da idade aonde a falta da testosterona entre outros hormônios e vitaminas afetam a qualidade de vida do indivíduo. A testosterona pode ser administrada por várias vias, mas para casos de deficiência severa, principalmente em homens,  a aplicação por via intramuscular, tem resultado mais rápido em relação as outras vias de administração, acelerando seus benefícios.

 

Para saber mais informações sobre qualidade de vida e terapia de reposição hormônal   fique a vontade em ligar para (21) 34398999 ( Rio de Janeiro) ou (43) 33238744 (Londrina) e conversar com nossa equipe. 

 

Produzido por: Educação e Pesquisa Clínica Higashi .