Cada vez mais tem se observado que a integração de modalidades de tratamentos complementares nos transtornos neuropsiquiátricos, como na depressão e ansiedade, tem se mostrado mais efetivo a ponto de que a relação entre eles se tornam sinérgicas e otimizadas. No campo do tratamento não medicamentoso da depressão e ansiedade dois tipos de tratamento podem ser destacados como efetivos: a  Terapia Cognitiva Comportamental (TCC ) e o Neurofeedback (NFB).

Terapia Cognitivo Comportamental:

O ser humano adquire com o tempo crenças sobre si mesmo, do outro e do futuro, e isto repercute em seu sentimento, reações emocionais, comportamentais e fisiológicas. Quando estas crenças são disfuncionais surge um ciclo não saudável que afeta negativamente todas as áreas de sua vida, gerando estresse por ideias exageradas e catastróficas que em grande parte das vezes tem relação com desamor, desamparo e desesperança. Estudos demonstram que crenças disfuncionais geram transtornos mentais como ansiedade, depressão e sintomas psicossomáticos o que leva a um sofrimento profundo.

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem terapêutica focada no AQUI E AGORA que leva à reconstrução cognitiva e emocional a partir de técnicas específicas de autoconhecimento, questionamento e modificação de pensamentos e comportamentos inadequados e inúteis. Com o tratamento a pessoa passa a perceber que a forma como interpreta seus pensamentos e as situações, está mais relacionada com suas reações emocionais e comportamentais do que com a situação em si. É uma terapia de curta duração direcionada para a autogestão e aprendizagem de novas estratégias de enfrentamento como também resolução de problemas atuais, já que ensina a pessoa a identificar pensamentos automáticos negativos, avaliá-los e respondê-los racionalmente os trazendo para a realidade. A TCC tem suas raízes na Filosofia do Budismo, Estoicismo e Existencialismo, acredita na subjetividade do SER, que o Homem é relacional, mutável e responsável por seu processo de cura possuindo a capacidade de ajustar-se, o que o leva a buscar sua melhor forma de existir.

“Se alguma coisa externa lhe causa angústia, não é
a coisa em si que o perturba, mas o seu julgamento
a respeito. E isso você tem o poder de eliminar agora”. MARCO AURÉLIO ( ex Imperador Romano 121 -180 dc)

A TCC é um tipo de psicoterapia onde as evidências científicas são as mais robustas. Ela surgiu nos anos 60 criada pelo médico psiquiatra Dr. Aaron Beck que em suas pesquisas na University of Pennsylvania com pacientes deprimidos tentou validar o trabalho da psicanálise, abordagem que na época atuava, porém observou que as respostas não foram satisfatórias.  Notou que todos apresentavam uma estrutura parecida, pensamentos negativos quanto a doença, o futuro e a realidade em que se encontravam e que esse mecanismo alimentava negativamente seus estados emocionais e comportamentais, o que os mantinham em um ciclo disfuncional. Ele então percebeu que poderíamos atuar estimulando o cognitivo à pensamentos mais funcionais que por sinal também produziria emoções e reações fisiológicas positivas, realistas e comportamentos mais funcionais. Nossa forma de pensar e agir frente a qualquer situação está sob o nosso controle e é responsável por nosso estado psicológico. Podemos então interferir para modificá-la ativando nossa capacidade de resoluções e enfrentamento de problemas, trazendo mais sentido à vida. Assim originou- se o modelo cognitivo comportamental comum a todos os transtornos com o qual trabalhamos para que a pessoa enxergue e entenda o que precisa ser feito para gerar mudança. A intervenção terapêutica se dá para que a pessoa possa chegar às suas crenças e se capacite a fim de ressignificá-las, o que leva a reações mais funcionais.

Modelo Cognitivo na Terapia Cognitivo Comportamental

O Neurofeedback:

O Neurofeedback (NFB) é uma técnica de tratamento alternativo não invasiva, indolor e não medicamentoso para transtornos psiquiátricos e neurológicos, que tem como um dos objetivos a estimulação das funções cognitivas como memória, foco, atenção e relaxamento. É um treinamento de autorregulação cerebral baseado na interação cérebro/computador captando sinais do eletroencefalograma, em tempo real, o que leva a pessoa a otimizar por repetição e controle a atividade elétrica cerebral produzindo efeitos de modulação que se dão por retroalimentação, como se fosse um jogo, a regular a atividade elétrica e química do sistema nervoso central.

Uma das técnicas de Neurofeedback mais atuais e eficazes com a qual trabalhamos na Clínica Higashi , que foi a primeira Clínica privada ter esse equipamento no Brasil  tem um diferencial que é o controle do Potenciais Corticais Lentos Evocados (Slow Cortical Potencial – SCPs) sendo este o único a mensurar mudanças de polarização da atividade elétrica cerebral , do positivo para o negativo e do negativo para o positivo, com potenciais elétricos com duração de centenas de milissegundos até vários segundos geralmente inferior a 1 hz .

O autocontrole dos Potenciais Corticais Lentos Evocados está associado a melhora da atenção,  ansiedade, humor e comportamento. Treinar o potencial lento para a negatividade está associado à ativação pois acontece a despolarização dos neurônios, facilitando processamento de informações e funções cognitivas importantes. Ao treinar para a positivação ocorrerá a inibição da rede corticais a fim de alcançar relaxamento. Esse processo repetitivo no comando mental positivando e negativando é o que faz com que ocorra a autorregulação cerebral. O paciente é solicitado a alterar o potencial em uma direção sinalizada: Para cima ativação (negação) e para baixo relaxamento (Positivação). Uma recompensa visual é dada se o estado cerebral indicado for alcançado.

Treinamento com Neurofeedback na Clínica Higashi

Com treinamento ativamos nosso cérebro a partir de repetições, excitações e inibições de rede neuronal, mudar padrões cerebrais a fim de alcançar neuroplasticidade. Os Potenciais Corticais Lentos Evocados são gerados por vários mecanismos e sinais oscilantes. A fonte predominante de SCPs são as células gliais que sustentam e regulam os neurônios e estão intimamente relacionadas à ativação e estabilidade cerebral.

O paciente vai então se autorregulando de acordo com o treinamento e alcançando um melhor resultado o que favorece mudanças efetivas e duradoras como melhora em várias situações da vida cotidiana como melhora da atenção favorecendo por exemplo a  leitura, estudo e trabalho, melhora a conscientização alcançando o controle e o equilíbrio.

O protocolo de treinamento de Neurofeedback com os Potenciais Corticais Lentos Evocados tem o número e duração de sessões determinados individualmente a cada paciente, determinado previamente  pelo médico e/ou psicóloga, no entanto as sessões podem variar de 5 a 30. A modulação da atividade cerebral dessa maneira pode afetar positivamente a saúde como um todo, estimulando as habilidades naturais do cérebro a fim de desenvolver potencialidades e estratégias para o equilíbrio cerebral.

Treinamento de autorregulação do SCP com Neurofeedback na Clínica Higashi

A combinação de Neurofeedback com a  Terapia Cognitiva Comportamental no  tratamento da Ansiedade e Depressão:

A combinação da Terapia Cognitiva Comportamental com o Neurofeedback tem um efeito sinérgico já que o NFB trabalha na atenção assim como autorregulação cerebral, irá proporcionar que o paciente consiga se conectar melhor consigo e manter o foco para mudar o pensamento disfuncional detectado na abordagem cognitiva comportamental (esquema cognitivo). Desse modo o paciente estará mais preparado para  à reestruturação cognitiva e comportamental , tornando-se  mais atento e consciente de suas reais necessidades e potencialidades e motivado para modificar pensamentos e hábitos disfuncionais.

Pensamentos negativos são então ressignificados pelo sujeito a partir de novas interpretações da realidade já que o NFB unido à TCC facilita alterar seu próprio estado psicológico e a reconhecer distorções cognitivas e comportamentais que mantenham suas crenças limitantes. A pessoa torna-se consciente de que pode estar criando expectativas catastróficas ou subestimando sua autoestima e a capacidade de enfrentamento, o que faz com que ela reflita, se entenda, capacite-se para a mudança e melhore seu humor . Deste modo se fortalece e age a fim de traçar novas estratégias para lidar com problemas que possam surgir, gerando autoconfiança, autoaceitação e diminuição de sintomas disfuncionais e psicossomáticas. O sujeito é parte importante no processo de cura sendo ativo e reflexivo o que interfere no prognóstico e envolvimento no tratamento clínico.

Essa união TCC + NFB tem demonstrado resultado efetivo permitindo às pessoas aprenderem a validar seus recursos internos e externos de modo mais realista e funcional e a lidarem melhor com as adversidades, se encorajando e ganhando sensação de capacidade e esperança a ponto de conseguir uma reformulação emocional, cognitiva e comportamental o que proporciona uma melhora na Qualidade de Vida.

Modelo da combinação do Neurofeedback com a Terapia Cognitiva Comportamental

Carine Hildebrandt-Psicóloga (CRP 05 – 18858)
Neurofeedback / Biofeedback
Terapia Cognitivo Comportamental
Clínica Higashi
www.clinicahigashi.com.br