Na medicina ortomolecular sempre demos muito importância a vitamina D, mesmo em tempos aonde nem se quer se cogitava em outras funções da vitamina D, além do fortalecimento ósseo.
A vitamina D é adquirido no nosso organismo através da alimentação ou exposição ao sol na nossa pele. A sua forma ativada 25-hidroxivitamina D é sintetizada no fígado e depois no rim na forma de 1 alfa- 25 hidroxivitamina D. A vitamina D têm função importante na formação óssea (permite a absorção de cálcio e densidade óssea), no desenvolvimento muscular e resistência imune.
A vitamina D mantêm em nível ótimo o cálcio plasmático para que funções neurais, cerebrais e formação óssea seja estabelecido adequadamente.A maioria de nossas células imunes têm receptores para vitamina D por este motivo a vitamina D estimula o sistema imune e ajuda na inibição da auto-imunidade, além de acão anti-cancerígena pois inibe a proliferação de células mutantes.
Evidências demonstram que a vitamina diminui a resistência insulinica além de ajudar a inibir a formação de substâncias pressóricos (angiotensina II) melhorando o controle pressórico.
Apesar da importância da vitamina D no nosso organismo, existe uma epidemia de deficiência de vitamina D no mundo. Pesquisas correlacionam a deficiência de vitamina D com doenças como depressão, Alzheimer, Esclerose Múltipla, Asma e é claro a osteoporose.
Alguns fatores são associados a epidemia de deficiência de vitamina D, entre eles podemos citar o estilo de vida moderna aonde inclui mínima exposição solar, uso de protetores solares, trabalho dentro de escritórios ou salas sem exposição solar, além da alimentação pobre em vitamina D.
Ortomolecular significa equilíbrio das moléculas, e para esse equilíbrio do nosso organismo é necessário saber como esta o nível de vitamina D no nosso corpo, além disso é importante suplementar em doses adequadas, também é importante tratar a causa da deficiência de vitamina D.
Realizado por:
Dr. Tsutomu Higashi – médico ortomolecular e nutrólogo