O glúten é um complexo de proteínas rico em gliadina e glutenina com a característica de ser resistente às enzimas digestivas, presentes diretamente no trigo, centeio e cevada.

Por mais que o tema seja muito falado nos últimos tempos, ainda existem muitas dúvidas – inclusive por parte de profissionais da área da saúde – entre a diferença de sensibilidade ao glúten, doença celíaca e alergia ao trigo.

Pois bem, a doença celíaca é um distúrbio imunológico, faz parte do conjunto de distúrbios autoimunes relacionados com o glúten em conjunto com a ataxia do glúten e a dermatite herpetiforme, necessariamente tem a presença de autoanticorpos em pacientes geneticamente predispostos (HLA DQ2,8), que pode levar a destruição de todo epitélio intestinal.

Vídeo: Dr. Leonardo Higashi explica sobre a influência da sensibilidade do glutén e doenças

A doença celíaca aumentou muito nos últimos anos, estima-se que 1% da população mundial possui esta desordem, e esse número tem aumentado a cada ano que passa.

* Alergia a proteína do trigo – processo alérgico clássico que acomete pele e vias áreas;

* Ataxia do glúten – distúrbio do cerebelo, levando ao desequilíbrio e incoordenação motora;

* Dermatite herpetiforme – distúrbio da pele com lesões semelhantes a herpes;

* Sensibilidade ao glúten – distúrbio muito frequente. Algumas pesquisas sugerem que até 15% da população podem estar acometida. Estas pessoas quando consomem o glúten podem ter sintomas intestinais como dores abdominais, gazes, inchaço e uma alta prevalência de sintomas extraintestinais, como por exemplo fadiga, dores articulares, dor de cabeça, dificuldade de concentração, formigamento de membros e até depressão.

Mais informações sobre nutrologia e glutén pela Clínica Higashi tel: 21-34398999 ( Rio de Janeiro) e ou 43-33238744 ( Londrina)