Todo o tratamento de modulação hormonal bioidêntica deve ser acompanhado com a reeducação alimentar da dieta em zona (dieta de equilíbrio hormonal), pois assim existe sinergismo de resultado, ou seja, 1 + 1 = 3.
O que é dieta em zona ou dieta de equilíbrio hormonal ?
A Dieta em Zona se baseia na composição genética do homem, sendo assim contribui para retardar o envelhecimento na restrição de calorias, mas não restringindo os nutrientes essenciais. Na Dieta em Zona podemos ver como os alimentos são nossos principais aliados na prevenção, tratamento e controle de doenças. Ela é diferente das dietas comuns, pois não visa somente o emagrecimento ou a contagem calórica, mas tem como principal interesse equilibrar o estado geral de saúde do corpo e da mente.
A Dieta em Zona tem como objetivo manter sob controle a produção de insulina e impedir o consequente ganho de peso, diminuição de sintomas de doenças como depressão, menopausa, hipertensão, diabetes e câncer. Várias celebridades como Brad Pitt e Madonna seguem essa dieta.
Dieta em Zona Dieta Tradicional
Acima, podemos comparar a pirâmide alimentar da dieta em zona que consiste em 40% de Carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras monoinsaturadas, enquanto a pirâmide da dieta tradicional consiste em 70% de Carboidratos, 15% de proteínas e 15% de gorduras.
A dieta em zona terá como principal fonte de energia o ácido graxo essencial Omega-3 que em boas quantidades será convertido em ácido aracdônico (eicosanoides ruins), e em quantidade moderada se transforma em bons eicosanóides. Acima, podemos comparar a pirâmide alimentar da dieta em zona que consiste em 40% de Carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras monoinsaturadas, enquanto a pirâmide da dieta tradicional consiste em 70% de Carboidratos, 15% de proteínas e 15% de gorduras. A dieta em zona terá como principal fonte de energia o ácido graxo essencial Omega-3 que em boas quantidades será convertido em ácido aracdônico (mau eicosanoides), e em quantidade moderada se transforma em bons eicosanóides.
Composição calórica da Dieta "Saudável"
Composição calórica da Dieta em Zona
Os eicosanóides foram descobertos em 1936. Em 1982 ficaram em destaque, pois o Prêmio Nobel de Medicina foi conferido à pesquisa sobre eles. Os eicosanóides são constituídos por blocos químicos de ácidos graxos essenciais adquiridos através da gordura nutricional (1). Os eicosanóides são hormônios muito poderosos, pois eles que sustentam e controlam nosso sistema respiratório, cardiovascular, imunológico, reprodutivo, sistema nervoso central, etc.
Os eicosanóides foram descobertos em 1936. Em 1982 ficaram em destaque, pois o Prêmio Nobel de Medicina foi conferido à pesquisa sobre eles. Os eicosanóides são constituídos por blocos químicos de ácidos graxos essenciais adquiridos através da gordura nutricional (1). Os eicosanóides são hormônios muito poderosos, pois eles que sustentam e controlam nosso sistema respiratório, cardiovascular, imunológico, reprodutivo, sistema nervoso central, etc.
Eles duram apenas segundos em nosso organismo, depois de fazerem o seu papel, se autodestroem. São vistos como os maiores reguladores do funcionamento celular, ativando e desativando as células de nosso organismo a cada segundo. Existem bons e maus eicosanóides, por exemplo, o excesso de maus eicosanóides induz à hipertensão arterial e a falta deles pode causar hipotensão arterial o que pode levar o indivíduo ao choque. Se possuirmos os eicosanóides em equilíbrio, significa que estaremos sadios, porém se há um desequilíbrio significa estado de doença. Ou seja, não precisamos nem de muito e nem de pouco desses hormônios, precisamos apenas manter o equilíbrio dos eicosanóides em nosso organismo, e esse equilíbrio se dá através do eixo insulina-glucagon. Eles duram apenas segundos em nosso organismo, depois de fazerem o seu papel, se autodestroem. São vistos como os maiores reguladores do funcionamento celular, ativando e desativando as células de nosso organismo a cada segundo.
Existem bons e maus eicosanóides, por exemplo, o excesso de maus eicosanóides induz à hipertensão arterial e a falta deles pode causar hipotensão arterial o que pode levar o indivíduo ao choque. Se possuirmos os eicosanóides em equilíbrio, significa que estaremos sadios, porém se há um desequilíbrio significa estado de doença. Ou seja, não precisamos nem de muito e nem de pouco desses hormônios, precisamos apenas manter o equilíbrio dos eicosanóides em nosso organismo, e esse equilíbrio se dá através do eixo insulina-glucagon.
A insulina é um hormônio liberado pelo pâncreas para reduzir os altos níveis de glicose no sangue e o glucagon tem como função levar a glicose para a corrente sanguínea em casos de hipoglicemia. Quando fazemos uma dieta de carboidratos de alto índice glicêmico, conseqüentemente o nível de glicose sanguínea ira aumentar, sendo assim o pâncreas entenderá que é preciso liberar a insulina, para diminuição da glicose, porém como a quantidade de glicose está em excesso, a insulina também será liberada em excesso.
É preciso entender que a gordura dietética, irá liberar ácidos graxos essenciais que estimulam a produção de glucagón e a formação de bons eicosanóides. Esses mesmos ácidos graxos obtidos através da dieta ao produzirem grandes quantidades de insulina se resultam na formação de maus eicosanóides. A produção dos maus eicosanóides se dá pelo aumento da síntese de ácido graxo que se transforma em ácido aracdônico. O ácido aracdônico em quantidades excessivas é um veneno para nosso organismo, pois causa a agregação de plaquetas e a falta dele também é muito prejudicial pois por exemplo, quando nos cortamos podemos não parar de sangrar, por isso a Dieta em Zona também contribui para o equilíbrio desse importante eicosanóide que contribui para a formação de Tromboxanos (agregação plaquetária), Prostaglandinas ( Sistema imunológico frágil e dor) e Leucotrienos (alergias da pele).
Os principais fatores que desequilibram os eicosanóides são: uma dieta com alta ingestão de carboidrato; alto consumo de Omega-3 e gorduras trans, pois ativa a super produção de insulina; as viroses e o estresse. Os fatores de estresse aumentam a produção de adrenalina e cortisol (2). O cortisol em excesso aumenta os níveis de insulina o que contribui para a produção de maus eicosanóides. Como já sabemos a alta dosagem de insulina resulta na produção de maus eicosanóides, e o equilíbrio desses eicosanóides, na liberação de insulina e glucagon, só é possível através da dieta com proporção correta de 40% de carboidratos favoráveis, 30% de proteínas e 30% de gorduras monossaturadas em todas as refeições, inclusive aos lanches. Como exemplos de carboidratos favoráveis, temos as frutas, verduras, legumes e cereais integrais. As proteínas de melhor opção são o frango sem pele e sem gordura e o peixe, a soja,ovos, laticínios, lentilha, algas, grão de bico, etc. Já, as fontes de gorduras essenciais são o azeite de oliva extra virgem, amêndoas, pistache, óleo de peixe, linhaça, etc.
A gordura nutricional é composta por ácidos graxos essenciais sendo o Omega-3 o mais importante na prevenção de doenças cardiovasculares, Obesidade, Alergias, Diabetes, Alzheimer, Artrite, dentre outras patologias. O Omega-3 diminui a quantidade de triglicerídeos, diminui a coagulação sanguínea, e arritmias ventriculares.
Os principais benefícios da dieta em zona são:
-Diminuição do volume corporal, perdendo gordura e não músculos ou água.
– Aumento do percentual de músculos.
– Regulação hormonal e vitamínica.
-Ausência da sensação de fome entre as refeições.
-Menor apetite por coisas doces como tortas ou outras guloseimas.
– Boa concentração mental.
– Ausência do cansaço físico e mental.
– Maior vitalidade e rendimento físico.
Tabela de índice glicêmico, importante na dieta em zona:
Maiores informações sobre como funciona nosso programa de reeducação alimentar e dieta em zona com modulação hormonal bioidêntica entre em contato com a Clínica Higashi em Londrina (tel: 43-33238744) ou Rio de Janeiro (21-34398999).
Referências:
1. Sear B, Lawren B. O ponto Z. A dieta. 15ª Ed. Elsevier. 1997; Rio de Janeiro.
2. Disponivel em: WWW.enerzona.net/practica-la-zona/index.php. Acesso em 22.08.2011.
3. Peixoto JC, Feijó AP, et al. Rev. Eletronica Novo Enfoque. 2011; 12 (12);p.47-67.
Produzido por: Clínica Higashi – Educação e Pesquisa Clínica em Ortomolecular e Nutrologia Rio de Janeiro e Londrina