Os termogênicos, campeões de vendas nas lojas de suplementos, visam ajudar no aumento do metabolismo, muito usado por aqueles que buscam o emagrecimento. Mas como eles agem? Dr. Leonardo Higashi, médico nutrólogo e endocrinologista da Clínica Higashi explica sobre o assunto no vídeo abaixo.

 

 

Termogênicos são substâncias que atuam aumentando o gasto energético através da geração de calor.  A maioria atua sobre os receptores beta adrenergicos (Beta 1, 2 e 3) que levam à oxidação da gordura (queima de gordura), podendo ativar também a gordura marrom (gordura rica em mitocôndrias).  O uso de termogênicos pode aumentar de 2 a 15% o gasto energético diário, podendo variar conforme a individualidade.  Estudos sugerem que a combinações de algumas substâncias são mais efetivas do que o uso isolado. Um exemplo é a cafeína + chá verde, que funciona melhor do que a cafeína isolada.  Para potencializar o efeito dos termogênicos, o ideal é que sejam utilizados antes da prática de exercícios e, logicamente, aliados a uma alimentação balanceada.  Devido à ação nos receptores beta, além da queima de gordura, outros efeitos indesejáveis podem vir associados, como o aumento da frequência cardíaca, insônia, aumento da pressão arterial e tremores.  Por isso, o ideal é que sempre antes de utilizar algum produto, passe por uma avaliação profissional, sabendo, assim, se você pode utilizar ou não tal substância. 

Mais informações sobre nutrologia e ortomolecular tel: 21-34398999 ( Clínica Higashi Rio) ou 21-33238744 ( Clinica Higashi Londrina).