Medicina
Ortomolecular e Funcional

A medicina ortomolecular ou funcional , muda o foco do tratamento somente de doenças, a qual é realizado tradicionalmente, e foca no paciente como um todo.

Medicina Ortomolecular ou funcional é uma evolução da prática médica do século 21, tratando as necessidades da saúde de uma maneira global, preventiva e natural . Ao deslocar o foco do tratamento somente nas doenças, a qual é realizado tradicionalmente, para uma abordagem mais centrado no paciente como um todo, não apenas um conjunto de sintomas isolados. Praticantes da Medicina Ortomolecular ou funcional, dedicam tempo aos seus pacientes, para descobrir as interações entre os fatores genéticos, bioquímicos,  ambientais e  fatores de estilo de vida que podem influenciar a saúde a médio e a longo prazo e aumentar a chance das doenças crônicas.

Porque necessitamos da Medicina Ortomolecular e Funcional?

• Nossa sociedade está experimentando um aumento acentuado no número de pessoas que sofrem de doenças complexas crônicas, como diabetes, doença cardíaca, doença mental, doenças autoimunes,  fadiga crônica e obesidade, que não se resolve pois falta um tratamento que conecta todas as partes com uma visão global, não como peças isoladas de sistema, objetivo da medicina ortomolecular e funcional é o equilíbrio global do organismo.

• O sistema de medicina atual é orientada para o tratamento agudo e sintomático, o qual visa tratar o problema sintomaticamente. Infelizmente, a abordagem de cuidados sintomáticos é diferente de tratar preventivamente, no qual deve ser levando em conta a composição genética única de cada indivíduo, a influência da exposição a toxinas ambientais, deficiências vitamínicas e hormonais e  os aspectos do estilo de vida, que hoje influência diretamente sobre o aumento das doenças crônicas da sociedade ocidental moderna.

• A sociedade em evolução procura por uma medicina mais natural e fisiológica independente do sistema atual a qual é controlada pelos interesses financeiros da indústria farmacêutica.

Objetivos da Medicina Ortomolecular e Funcional :

• Restaurar o equilíbrio gastrointestinal:A ciência moderna tem provado o que as civilizações antigas já sabiam, o sistema de cura se inicia com o equilíbrio do sistema gastro-intestinal. Patógenos intestinais, alérgenos, a alteração da microbiota e permeabilidade intestinal comprometem a saude do individuo, diminuindo sua vitalidade e favorecendo doenças como colites, gastrites, esofagites e doenças crônicas como artrite, depressão e obesidade. Normalmente este é o primeiro passo a se iniciar em um tratamento funcional e ortomolecular .
  • Desintoxicação de metais pesados tóxicos e tóxicos orgânicos<